top of page

Uma safra histórica para o Azeite Milonga

Vem aí a nova safra de 2022.

Quando a gente fala na safra do azeite de 2022, estamos falando de um processo de trabalho e clima que decorrem dentro de um período de, pelo menos, um ano. Já na safra do ano passado (2021), podíamos identificar o potencial dos ramos da oliveira que iriam florescer na primavera seguinte.

Durante o inverno, que foi bastante rigoroso e estável, tivemos tempo de fazer uma boa poda em todo o pomar bem como a adubação orgânica. Nosso solo, por ter características tipo arenoso, necessita bastante matéria orgânica para poder fixar os nutrientes. Além disso, a poda é que garante a entrada de luz do sol, que é um fungicida natural e permite a boa ventilação do pomar, reduzindo o ataque de doenças fúngicas.

Quando iniciou a primavera, vieram as flores em quantidade! Mas perto da plena-floração (período onde a grande maioria das flores do pomar estão abertas) estávamos com muitas chuvas. Ainda lembro desse dia, 18 de setembro, quando o sol se abriu e o vento garantiu dias com polinização excelente! O resultado da indução floral foi excelente! E a partir disso, coube a nós auxiliar na adubação foliar para melhorar o pegamento dos frutos.

O nosso verão sempre preocupa em função dos temporais que atingem a região, com risco de granizo e ventos fortes. Felizmente, não tivemos grandes perdas nesse período e nenhuma chuva de granizo. E esse verão está sendo o mais seco em pelo menos 70 anos. A oliveira é uma árvore resistente ao estresse hídrico, porém pode sim reduzir o volume de azeite com isso.

Mas o estresse hídrico causa também um aumento na quantidade de ácido oleico, que é a gordura fundamental que compõe o azeite de oliva e como consequência, os resultados vieram conforme imaginávamos: azeites muito mais complexos, aromátivos, amargos e picantes que na média histórica. Isso dá mais liberdade para o mestre de lagar (pessoa que elabora o azeite) extrair o melhor perfil para o azeite de oliva.

No dia 08/02/2022 iniciamos a colheita e ela ainda vai avançar todo o mês de março. A expectativa são de 70 toneladas de azeiontas colhidas no pomar da Milonga - Triunfo-RS.

O que podemos antecipar é que o azeite que está saindo é sem dúvidas espetacular!!! Colocamos uma leva de 300 garrafas para pré-venda como não filtrado, para clientes que queiram ter essa experiência, que só acontece uma vez por ano, com entrega prevista para início de Março. Ao final da colheita, vamos disponibilizar todas nosso portfólio, que esse ano vai conter muitas novidades em produtos e embalagens diferentes. Todo esse processo de elaboração passa diariamente pela mãos do nosso sommelier, que faz a análise sensorial para ajustar cada detalhe do processo para chegarmos num produto único, e um portfólio completo para quem é apaixonado por azeite, gastronomia e produtos saúdaveis.

Cada vez mais, o reconhecimento que recembemos nos dá forças para seguir nessa atividade que exige nosso comprometimento em 100% do tempo. E o nosso objetivo é deixar nossos clientes satisfeitos! Nossos canais de comuncação estão sempre abertos! Conte conosco.

Consuma azeite de oliva de qualidade! Prefira produtos do seu país. Azeite bom, começa por ser fresco!

Saúde! Equipe Milonga


Foto safra 2022 - NO FILTER!!!



172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page