top of page

Como escolher um bom azeite de oliva?

Atualizado: 24 de dez. de 2019

Ep 1- AZEITE BOM É AZEITE JOVEM

Por @chris.somm

São diversos fatores que influenciam na qualidade de um azeite de oliva. Mas se existe uma verdade absoluta no azeite de oliva é de que: quanto mais jovem o azeite de oliva, melhor ele será!


É incrível como o tempo é um agente extremamente importante em todo o processo. O azeite é um produto muito sensível e a degradação se acentua ainda mais com na presença de luz e temperatura.

Por isso, a primeira coisa que você deve considerar quando compra um azeite de oliva é o tempo de vida que ele tem entre a colheita e o consumo. Embora a legislação permita colocar validades longas, como 2 anos, e a degradação muda muito em função do varietal do azeite, o ideal é consumir o azeite dentro do ano safra dele. Dessa maneira, você deveria procurar azeites que indiquem o ano da safra, e não simplesmente a data de envase. E aqui eu vou dar um macete importante para você identificar a safra:

a) A oliveira produz apenas uma vez por ano;

b) No hemisfério Norte, a colheita ocorre entre Outubro e Novembro;

c) No hemisfério Sul, a colheita ocorre de Fevereiro a Abril.

Agora, considere que o tempo médio entre a colheita e envase se dá em 2 meses (ou até mais nas grandes cooperativas que usam decantação) adicionando 2 meses de frete internacional e aduanas + 1 mês de operação logística + 1 mês de giro de gondola de supermercado. Neste caso, um azeite produzido na região do mediterrâneo deve chegar ao mercado brasileiro, na melhor das hipóteses, em meados de maio. Mas desde meados de março/abril você já terá disponível os azeites produzidos no Brasil extremamente jovens e frescos. E só quem provou azeite fresco sabe a sensação do sabor e aroma que ele traz. Além do mais, sobre o quesito saúde, é nesta fase que os compostos fenólicos estão disponíveis e a qualidade nutricional é maior.

Dicas:

· Bons azeites indicam o ano safra e não somente o envase. E se não tiver indicação de safra, faça as contas da vida do azeite considerando o momento de safra em cada hemisfério. O brasileiro tende a vencer!

· Shop Local - Sempre prefira consumir azeites locais. A operação logística internacional pode gerar grandes amplitudes térmicas durante o transporte e assim “destruir” as características positivas do azeite. A chance de isso acontecer na logística interna é muito menor.

· Garrafa de Vidro Escura - Azeite é muito sensível à Luz (raios UV). Compre somente em garrafas escuras. Evite garrafas transparentes.

· Não compre azeite não filtrado – A não ser que consuma em 1 mês após a colheita. Mas isso é um privilégio para poucos e assunto para outro post!


AZEITE BOM É AZEITE JOVEM


Azeite bom e jovem você encontra em - www.azeitemilonga.com.br/shop


Assine nossa Newsletter para saber mais e ter acesso a descontos exclusivos.



Chris Somm - @chris.somm

263 visualizações0 comentário
bottom of page