Azeite de Oliva Extra Virgem Milonga - Valorizar o nosso terroir, nossa cultura e valores
Milonga, o poema e a música na tradição gaúcha: é o gênero musical mais enraizado da nossa cultura e a marca do nosso ‘terroir’. Do vocábulo, milonga é de origem africana, plural de mulonga, que significa “palavra”. Tradicional execução em meio às “payadas“ – eventos de improvisação poética, nos quais a poesia oral é performada em conjunto com o acompanhamento de violão ou guitarra -, a Milonga é, geralmente, uma música escrita em compassos quaternários e desenvolvida por meio de tonalidades menores, com andamentos lentos. O argentino Atahualpa Yupanqui afirmava que as formas possíveis da milonga seriam tantas quantas fossem as possíveis formas de tocá-la.
Assim como o gaúcho e o pampa, a milonga é comum a Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, inexistindo no resto do Brasil. A discussão em torno de sua origem expressa bastante bem sua relevância no encontro dessas três culturas: há teses para sua origem rio-grandense, sua origem argentina e sua origem uruguaia; sua ascendência ora é portuguesa, ora espanhola, ora latino-americana mesmo, mais especificamente cubana. Hoje a milonga surge como elemento integrador da cultura musical entre os três países (Argentina, Brasil e Uruguai)
"Somos a confluência de três culturas, encontro de frialdade e tropicalidade. Qual é a base da nossa criação e da nossa identidade se não essa? Não estamos à margem de um centro, mas no centro de uma outra história"
Vitor Ramil - A estética do frio